Literária sempre. Monótona, jamais.

Devaneios de um protótipo humano na infoesfera.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O tempo passa, as oportunidades também

por Viviane Cabrera



Oportunidade é algo que surge em nossa vida de uma forma especial. Certo dia, alguém me disse: "Aproveite as oportunidades, pois pode ser que elas não batam mais em sua porta, encaminhando-se a outro endereço". Caso para se pensar...


Às vezes e em determinadas circunstâncias, até as pessoas mais pró-ativas do mundo sentem-se num dilema. São situações em que, talvez, uma atitude (seja de que natureza for) venha a prejudicar algo que por si só já é delicado.

A sociedade atual é uma caixinha de surpresas. Ao mesmo tempo que se espera uma reação negativa, aparece uma positiva. Existem muitos traumas, fobias e preconceitos que acabam por incutir receio no ser humano, quanto a relacionamentos de todo o tipo. Tanto que interpretamos a falta de atitude numa pessoa como sendo indiferença por nós. A primeira coisa que pensamos é: "Se ele(a) se importasse comigo, faria assim, faria 'assado', mas teria alguma atitude". Contudo, não podemos afirmar ao certo o que se passa no pensamento e no coração do outro.

Dizia já Kierkegaard que quem ousa perde-se momentaneamente, do contrário, podemos perder para sempre. Prefiro dar a "cara à tapa" à ficar imaginando como seria se tivesse tomado a iniciativa. Vivo de coisas concretas. Foi-se o tempo em que idealizações eram mais importantes que atitudes. O tempo não pára e as oportunidades não esperam. Pense bem.

3 comentários:

  1. Bá, Vivi. Super concordo com tudo desse texto! :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Vivi. A pessoa pró-ativa atrai a oportunidade. Inverter a proporção atitude X idealizações é uma forma de tentá-la, ou seja, de oferecer tentação à oportunidade. Costumo dizer que se for para ter algum arrependimento, melhor que seja por não ter conseguido do que por não ter tentado. É óbvio, mas parece que nem todos se dão conta de que para conseguir algo é preciso tentar (oferecer tentação? :-) ). Você foi muito feliz em suas colocações.

    ResponderExcluir