Literária sempre. Monótona, jamais.

Devaneios de um protótipo humano na infoesfera.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Do Lúdico Em Mim

Por: Viviane Cabrera
 
 
 
 
 
Acho que nunca cresci. Continuo com olhos pequenos a enxergar essa vastidão de mundo e com necessidade de colo e aconchego. A lúdica vontade de explorar lugares e situações me acompanha a cada aniversário, mantendo cá dentro uma chama que jamais chegará a brasa.
 
Brinco de observar - minha brincadeira favorita - o que me cerca. São rostos, palavras, sons. Nessa sinestesia, tento extrair alguma percepção, de maneira que haja uma metamorfose gerando novas coisas, pessoas e circunstâncias. Pelo menos, que seja dentro de minha louca cabeça.
 
Essa cabeça que abriga mais do que cabelos, gosta de ter pensamentos confusos que resultem em uma conclusão. De enigmas que despertem meu interesse. De desafios que venham a instigar meu ser. Neles, fico presa, quieta e meditativa, arquitetando um esqueleto para dar forma ao que não é substancial e que pertence tão somente a minha cabeça. Louca cabeça.
 
Posso passar horas brincando com o que é supostamente sério. Não me conformo com a rigidez conveniente das relações interpessoais. Rir é tão bom, poxa! Sou fã da descontração. Pois, no fim das contas, ou eu dou risada de minhas desgraças, ou alguém o fará as minhas custas.
 
Idealizo muito e tanto, que às vezes me perco. Mas nessa perda é que me acho, nefelibata que sou. Por que não sonhar? Não há mal nenhum. E eis o que fez eu me aconchegar na poesia. Regras? Esquema de rimas? Ora! Poesia é sentimento! Exatamente por isso é que não pode ser medida ou submetida ao que é fixo e imutável. Poesia é mutante. Mutante como um sonho. Recuso a opção de ser pragmática e deletar do meu HD cerebral tudo aquilo que me diverte.
 
Ah! Se as pessoas de hoje usassem mais a imaginação! Quão ricas elas seriam! A alma está em como você encara a vida, de que maneira você a sente. Eu sou mulher com olhos de menina levada. Tudo o que quero cabe na palavra felicidade e escreve-se no caderno irônico de Deus.

2 comentários:

  1. Você é tão expressiva!

    Eu tbm ainda não cresci...a imaginação é boa e ligeira....mas os pés...ahh estes estão no chão!

    ResponderExcluir
  2. Lola, eu piro nas suas fotos! Pra mim é uma honra ter você por aqui! Brigadão pela força! :D

    ResponderExcluir