Literária sempre. Monótona, jamais.

Devaneios de um protótipo humano na infoesfera.

domingo, 4 de agosto de 2013

Domingo de Manhã


Por: Viviane Cabrera








A semana inteira acordando em um horário insuportavelmente cedo. Sábado idem. No domingo, é óbvio, que a manhã foi feita para dormir. Mas para os Testemunhas de Jeová, não. Reservam os domingos de manhã para bater de porta em porta, na esperança de serem os primeiros a nos desejar bom dia - e pelo horário em que aparecem, são mesmo! - e fazem a pergunta comum ao discurso de todos eles: "Você tem um tempinho para ouvir a palavra de Deus?".

Pois hoje me enchi desse negócio. Isso porque, creio, a divina força está naquilo que encara-se como um bem. Fé não é algo que se ganha na base do discurso, tentando convencer a qualquer custo. Fé você tem e pronto. Pode ser fé em uma pessoa, em uma coisa, em uma entidade de luz. Dane-se em que se tem fé. O importante é tê-la. Dessa forma, a vida torna-se um pouco mais suportável.

Oito horas. Manhã morna e gostosa na cidade de São Paulo. Bom para continuar enrolada no edredon e curtindo esse momento. Só que não. A campainha toca. Pode ter zilhões de moradores na casa. Mas todos se apertam nas cobertas, esperando que uma boa alma os deixe continuar nessa situação. Juro que tentei. Porém, a tal da alma boa teve de ser eu. Infelizmente.

Abro a porta e dou de cara com duas senhoras no portão. Pareciam tão dispostas àquela hora que me dava raiva. Perguntei o que queriam, mas a bíblia embaixo do braço já denunciava a intenção delas. Fizeram a tal da pergunta. "É hoje que me vingo!", pensei.

- Você tem um tempinho para ouvir a palavra de Deus? - disse a mais velha, com cabelo enrolado em um coque impecável, um vestido bege, largo e comprido.

- Acabei de ouvir - respondi - estava falando com Ele agora. Aí tocou a campainha e vim atender.

Elas se olhavam sem entender nada. Decidi continuar.

- É sério! Não acreditam? Ele bate uns papos comigo de vez em quando. Sujeito bom o cara!

- E o que ele te fala? - quis saber a mulher que acompanhava a mais velha. Devia ter lá pelos seus vinte e poucos. Tinha uma aliança que mais parecia um canudo no dedo. Cabelo solto muito comprido e liso, abaixo da cintura. Usava uma saia comprida branca, uma blusa vermelha, o rosto lavado e sem maquiagem. Trazia a ingenuidade expressa no olhar.

- Poxa! Tanta coisa que nem sei por onde começar. - aí comecei a inocular o mesmo veneno que elas costumavam disseminar porta à porta - Vocês tem um tempinho para a palavra de Deus?

- Claro! - disseram as duas simultaneamente.

- Então. Certa vez eu perguntei sobre se a depilação era vaidade pura. Ele me disse que era questão de higiene.

Elas se olhavam e voltavam a atenção para mim.

- Outro dia ele me disse que quem se apresenta como testemunha dele é mentiroso. Porque é impossível alguém ter tanta idade assim e sair impune à vida, sem a morte. Com exceção de Sísifo e do Niemeyer, é claro. Mas esses também foram laçados na curva, apesar dos atalhos.

Quis rir. Mas elas não entenderam a piada. Resolvi prosseguir.

Falei tanta abobrinha que me perdi no tempo. Sei lá quanto fiquei com aquelas duas no portão, falando de uma forma didática e quase que desenhando um Deus que nada tinha com o que elas pintavam. Através da minhas groselhas, a intenção era desmistificar o Deus delas e mostrar que esse ser superior quer mais que as pessoas vivam bem, sem grilos, sem barreiras entre elas. 

- Mas você frequenta igreja? - indagou a velha com certo ar de deboche na voz.

- Não e nem pretendo. O negócio é fazer o bem. Promover o bem. Cuidar para que ele prevaleça. O resto é balela e serve apenas para disseminar ódio e preconceito.

- Então você não serve a Deus. Quem não frequenta a igreja, serve ao Diabo. - acusou a jovem, enérgica.

Respirei fundo. 

- Verdade. Sirvo ao demônio. Por isso mesmo que vou chamar minha pitbull para dar a penitência certa a quem não tem o que fazer e acorda os outros cedo no domingo. 

Gritei pelo nome da cadela e a dupla santa saiu em disparada, ladeira abaixo. Ri da cena, apesar daquilo ter sido politicamente incorreto. Mas, poxa! E o meu sono interrompido? Como fica?

Nisso tudo, aprendi que quando o bem não dá jeito nas coisas, a saída é apelar ao Diabo, mesmo.  Ninguém mandou mexer com quem estava quieta - e dormindo! E disso, Deus é testemunha.



5 comentários:

  1. Obrigado, Viviane! Vc fez isso por mim, também.

    ResponderExcluir
  2. Isso lembra uma vez que disse que não podia atender dois testemunhos de jeová porque estava matando uns hereges na cozinha.

    ResponderExcluir
  3. HUAUHAUHAUHA, boa, bando de sem noção que não tem oque fazer...

    ResponderExcluir
  4. hehehe parabéns! voce fez oque muita gente tem vontade mas nao tem coragem de fazer! merece meu respeito.

    ResponderExcluir